Agenda de Bioeconomia

O Novo Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovado
13/12/2019
Os resultados do Mandato no Ano de 2019
23/12/2019

VISITAS TÉCNICAS DA FPBIOECONOMIA

 

Na segunda-feira (4/11) o deputado federal Paulo Ganime e sua equipe estiveram em São Paulo cumprindo agenda da Frente Parlamentar Mista pela Inovação da Bioeconomia (FPBioeconomia), a qual é presidente.

Thiago Falda e Izabella Soares da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), secretaria executiva da FPBioeconomia, os acompanharam nas visitas.

A primeira visita aconteceu na planta de etanol de segunda geração (E2G) da Raízen, na unidade Costa Pinto, em Piracicaba-SP, onde os deputados Paulo Ganime e Alexis Fonteyne, presidente e vice-presidente da Frente, respectivamente, participaram de discussões importantes sobre a promoção de ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento com sustentabilidade e inovação tecnológica.

Na segunda parada, em Campinas, a Amyris apresentou o projeto da nova planta que utiliza engenharia genética para produzir sabores e fragrâncias naturais a partir da fermentação do xarope de cana-de-açúcar, prevista para entrar em operação em 2021.

Por fim, a visita encerrou na Braskem, também em Campinas, apresentando o Centro de Pesquisa de Químicos Renováveis onde está baseado o desenvolvimento de biotecnologia industrial para produção de produtos químicos a partir de fonte renovável.

 

 

Fotos: Anderson Timóteo

#FPBioeconomia #ABBI #Bioinovacao #Sustentabilidade #EntreNoBiofuturo #Bioeconomia #Ganime

 


 

Reunião da FPBioeconomia com empresas associadas à ABBI

 

 

Na sexta-feira (01/11), aconteceu em São Paulo, uma reunião da Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia (FPBioeconomia) com as empresas associadas à Associação Brasileira de Bioinovação – ABBI, secretaria executiva da Frente.

O objetivo do encontro foi discutir o potencial da bioeconomia brasileira para o desenvolvimento do país, bem como as ações necessárias para a criação de um ecossistema favorável ao crescimento do setor.

Presentes à reunião, o deputado federal Paulo Ganime, presidente da FPBioeconomia, Mauricio Adade, presidente do Conselho Diretor da ABBI e Presidente DSM LatAm, Thiago Falda, presidente executivo da ABBI, executivos da BASF, Braskem, DuPont, GranBio, Novozymes, Raízen, e representantes dos escritórios Nascimento e Mourão Advogados e Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, e da Dep. Fed. Adriana Ventura.

 

 

 


 

2º Café da FPBioeconomia – Amazônia e Inovação no café temático da FPBioeconomia

 

 

O tema “Amazônia e Inovação” foi tratado no 2º café temático promovido pela Frente Parlamentar Mista pela Inovação da Bioeconomia (FPBioeconomia), no dia 06 de novembro, com a presença do ministro do Meio Ambiente.

Com a importância e urgência para se tratar do tema “Amazônia e Inovação”, na mesa com o presidente da Frente, Paulo Ganime, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o presidente executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI); o deputado Alexis Fonteyne, vice-presidente da FPBioeconomia e a deputada Ângela Amin, coordenadora temática de Inovação e Produtividade da Frente.

Armando Moreira Filho da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, trouxe material sobre a “Amazônia +21”, que tem como missão criar, articular e mobilizar comunidades capazes de transformar positivamente o ambiente amazônico promovendo a geração de novos negócios e o desenvolvimento sustentável da região.

Um dos objetivos é o de fortalecer a identidade cultural e o desenvolvimento econômico da Amazônia. E também a criação de novos modelos sustentáveis de desenvolvimento para a Região Amazônica, em caráter nacional e internacional.

O Sérgio Leitão do Instituto Escolhas levou para o café a discussão sobre “Uma nova economia para o Amazonas: Zona Franca de Manaus e Bioeconomia”, que tem como estrutura a dinamização do parque industrial local e do modelo atual, o uso do potencial da biodiversidade, de modo sustentável, desenvolvimento científico, tecnológico e com foco em inovação e também a descentralização econômica e geração de ganhos sociais e ambientais.

A L’Occitane do Brasil estava representada por João Del Cura, diretor de Operações e P&D e Melissa Junta, gerente sênior de assuntos técnicos, regulatórios e qualidade. A L’Occitane do Brasil tem o 2º maior crescimento do grupo (11% em 2018), 6º maior no mercado mundial e R$ 200 milhões investidos na primeira fábrica do grupo fora da França.

A Novozymes América Latina tem a preocupação em conectar o impacto causado pelo trabalho deles com os objetivos do desenvolvimento sustentável.

Para verificar onde as bactérias e fungos podem contribuir eles fazem a coleta e estudo com o seu próprio time de pesquisadores.

“Para a Novozymes microrganismos e enzimas são a resposta para tudo. São mais de 1100 cepas isoladas de fungos e bactérias e nós fazemos as coletas das amostras”, disse Pedro Luiz Fernandes, vice-presidente Assuntos Corporativos e Sustentabilidade.

O evento contou também com a presença do Paulo Homem, da Raízen Energia; da Núbia Batista, da BRASKEM; Leonardo Gomes, da Onçafari e SOS Pantanal; Juliana Villano e Luiz Henrique Lopes, da BASF; Suelma Rosa da DOW Brasil; Lidiane Soares e Marina Rocchi Mattar da ABIQUIM; Priscila Specie da Natura; Paulo Campante da CROPLIFE; Danielle Torres, Rita Milagre e Maria Cléria da Embrapa e Davi Bomtempo da CNI.

Tivemos também a presença dos deputados: Adriana Ventura, Evair de Melo, Hugo Leal, Marcel van Hattem e Paulo Martins.

 

 

 


3º Café temático da FPBioeconomia – “A Bioeconomia como vetor para atração de investimentos para o Brasil”

 

O 3º café da manhã temático da Frente Parlamentar da Bioeconomia (FPBioeconomia), com o tema “A Bioeconomia como vetor para atração de investimentos para o Brasil”, aconteceu no último dia 11 em Brasília.

“O Brasil é a maior potência ambiental do mundo. A melhor coisa para proteger a bioeconomia/meio ambiente é a prosperidade. Nos anos que a economia vai mal a nossa biodiversidade sente. A economia, a biodiversidade e o meio ambiente estão de braços dados”, disse Carlos da Costa (Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – ME) em sua fala.

O evento contou com a presença do presidente da Frente deputado Paulo Ganime, do Secretário Jorge Mário Campagnolo (Empreendedorismo e Inovação – MCTIC), dos deputados Alexis Fonteyne e Adriana Ventura, do Thiago Falda, presidente executivo da Associação Brasileira de Bio Inovação (ABBI) e dos palestrantes Cláudio de Oliveira (Raízen), Fernando Nielander Ribeiro (Finep) e Wilson Almeida (Apex), além de representantes da Braskem, CNI, Dow, GDF e SENAI.

“Este foi o último café da manhã temático de 2019. Nesses primeiros seis meses de funcionamento da Frente realizamos muitas atividades e consolidamos o papel da FPBioeconomia junto aos diversos atores do setor. O ano de 2020 promete, teremos muito trabalho e muitas atividades”, explicou Paulo Ganime.

 

 

Fotos: Talles Kunzler @talleskunzler

#Bioinovacao #Bioeconomia #Sustentabilidade #ABBI #EntreNoBioFuturo #Ganime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *